sábado, 23 de abril de 2011

PROJETO CENTOPÉIA
LER PARA EXPERIMENTAR, DESCOBRIR, CRIAR...

Objetivo Geral: incentivar o desejo de ler e o interesse pela leitura levando os alunos a refletirem sobre os aspectos da língua e sua análise.
Objetivo Específico: motivar e levar os alunos e conhecerem o acervo da escola e de outros espaços de leitura.

Questões Iniciais:
Quais são os tipos de texto que a turma prefere (gibis, livros de histórias, contos, piadas, etc.)?
Quais são as histórias que já ouviram e se recordam?
Vocês lêem, têm acesso à revistas? Quais?

Material:
  • Cantinho da leitura preparado com material de leitura diverso (livros de acordo com a faixa etária da turma, jornais, revistas, gibis, informativos, etc) e lápis coloridos para desenhos;
  • Livros diversos;
  • Uma ou duas cartolinas/ E.V.A. recortadas em rodelas de cerca de 5 cm de diâmetro e canetinhas.
  • Folhas ou cadernos para escrita do relatório individual;
  • Portfólio para arquivo dos relatórios (saco plástico, pasta de elástico, pasta arquivo ou outro).
  • Cartolinas e canetas para cartazes.
Procedimento:
  • Diariamente o professor lerá diversos tipos de textos;
  • Apresentar as regras e os combinados do projeto para os alunos. De preferência dar-lhes uma cópia para anexarem no caderno;
  • O aluno ajudante do dia registrará no caderno de saída e entrada dos livros;
  • Os alunos receberão uma bolinha correspondente à cabeça da centopéia, de preferência com o nome do aluno e a data de início do projeto;
  • O professor fará uma seleção de livros para o início e os dispõe na canaleta da lousa, cada aluno escolhe um e, durante a semana, elaborará o relatório do livro lido;
  • Quando o aluno entregar o relatório ganhará uma bolinha que comporá mais um pedaço do corpo da centopéia. Nessa bolinha, o aluno registrará o título do livro e nome do autor;
  • As centopéias podem ser expostas num varal;
  • Na medida do possível, os alunos receberão o retorno dos relatórios com alertas sobre onde podem melhorar;
  • Estabelecer o Momento da Sugestão, onde todos os dias dois ou três alunos devem sugerir livros já lidos e autores prediletos para a sua turma e para as demais da escola;
  • Quando o aluno completar a 5ª bolinha, receberá um incentivo que pode ser um adesivo; completando a 15ª bolinha receberá uma lapiseira; quando atingir a 30ª bolinha ganhará uma prenda (a escolha do professor); e na 50ª bolinha um livro;
  • Aos poucos, o professor irá explorando com os alunos idéias para que este escreva o sue próprio livro, fazendo-os refletir sobre o quê e como gostariam de apresentá-lo, envolvendo aí o trabalho de escrita de rascunhos, produções coletivas, correções, reescritas e conclusão;
  • O projeto tem a culminância numa manhã/tarde de autógrafos para as outras turmas e comunidade.
Avaliação:
A quantidade de bolinhas contidas na centopéia de cada aluno será um dos parâmetros de avaliação, além do indicador contido nos relatórios e portfólios individuais e confecção/ escrita de seus próprios livros.  


Orientações Gerais:
  • Esta sugestão de projeto pode ser adaptada e direcionada a todos os anos de acordo com os objetivos e faixas etárias de cada turma. A proposta da Centopéia também é genérica, podendo o professor escolher outro animalzinho como leão, borboleta, joaninha... O importante é que este animal seja construído aos poucos, de acordo com as leituras de cada aluno.
  • Se houver pouca oferta de livros em sua biblioteca, a sugestão é que o professor busque alternativas como solicitar doações na comunidade ou que busque empréstimo nas bibliotecas públicas do município;
  • A leitura antes de mais nada deve ser promovida como uma forma de fruição (prazer). Os registros são importantes, mas mais importante é a promoção de momentos de prazer. É fundamental que o professor tenha o bom senso de no início do projeto deixar os alunos à vontade para suas escolhas dos livros e para registrarem ou não suas leituras. Esse tempo é necessário para se ‘conquistar’ o leitor.  


Algumas Sugestões Didáticas:
Roda de leitura/ hora do conto
  • Escolher um bom livro, de acordo com a faixa etária da turma;
  • Criar uma atmosfera de encantamento para a leitura em voz alta pelo professor. O aluno presenciará um ato quase mágico;
  • Explorar a capa, tipo de letra, desenhos, cores, texturas;
  • Explore a análise dos aspectos físicos do livro (tamanho e distribuição das letras e do texto pelas páginas, numeração, espessura do livro, ilustrações);
  • Quando o livro for ‘grosso’, o professor pode realizar a leitura em capítulos, criando o suspense;
  • Solicitar pesquisas e escolher também textos de jornais, folhetos de propaganda e revistas, que desperte o interesse dos alunos e que falem sobre o assunto do livro que estão lendo, realizando associações;
  • Despertar nos alunos a atenção para a finalidade de cada texto (informar, divertir, emocionar, promover o prazer);
  • Pesquisar poesias, contos infantis, HQ que sejam do cotidiano dos alunos;
  • Fazer da leitura uma diversão, criar cenários, usar técnicas diferentes para contar histórias, promover momentos de expressão por meio de desenhos, pinturas, colagens;
  • Divida o texto escolhido em começo, meio e fim. Ao final do conto, construir com eles  um cartaz com as palavras-chave (síntese) da seqüência lida;
  • Pesquisar letras de música que possam ser relacionadas aos textos lidos;
  • Circulo do livro para empréstimo e trocas;
  • Dramatizar a história contada.

ALGUMAS ADAPTAÇÕES
1ºs e 2ºs anos:
  • Solicitar a leitura e registro do reconto dela em casa com ou pelos pais, constando também registro de informações como: Seu filho demonstrou interesse pela leitura? Pediu que recontasse?, etc;
  • O registro do aluno pode ser a ilustração do texto lido;
  • Selecionar os textos a serem lidos que contenham jogos orais (parlendas, rimas, trava-línguas, etc).

                                                      3ºs anos
  • Solicitar o registro pelos pais das impressões durante a leitura realizada pelo filho (trechos que mais gostou, resposta a questões), acompanhando-o na leitura;

                                                                4ºs anos e 5ºs anos
  • O aluno pode realizar a leitura para a família. Esta deve registrar os comentários referentes à entonação, fluência na leitura, etc. Além dos aspectos de interesse por este ou aquele trecho;
  • Os aspectos referentes à língua e à linguagem (e também em relação ao repertório de leitura) podem ser trabalhados por meio de jogos, gincanas e competições planejadas pelo professor;
  • O aluno segue o roteiro do projeto, registrando em folha própria a sua leitura.
  • A promoção de indicações de leitura a outras classes também poderá ser efetivada a partir de momentos de reconto, produção de cartazes de divulgação e propaganda variada (criação de folder, pesquisa, teatro, campanhas, etc).

ATP Mônica Gaudêncio 

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