PLANO DE AULA – PIADAS
TIPO DE ATIVIDADE – PONTUAÇÃO DE UMAs PIADAs
Proposta da atividade: Pontuar três piadas de forma que se tornem engraçadas.
O que se pretende que os alunos aprendam:
· A importância dos sinais de pontuação, responsável pela significação possível de ser dada aos textos;
· Refletir sobre adequação textual e pontuação.
Intervenções:
Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer (consigna)
· A professora lerá para os alunos algumas piadas;
· Os alunos receberão as piadas não estruturadas escritas em letra de fôrma e maiúscula, oferecendo maior desafio, sem os brancos que indicam parágrafo ou travessão;
· Com a cópia em mãos os alunos farão a leitura coletiva dos textos;
· Em seguida, pontuarão os três textos, de forma que tenham realmente significado, atendendo ao objetivo do texto humorístico, neste caso, provocar graça, riso;
· Ler para a classe os textos, agora com a entonação dada pela pontuação;
· A professora escreverá o texto na lousa sem a pontuação;
· Conferir e analisar na lousa se os textos produzidos conferem com os dos demais alunos, coletivamente.
· Refletir e analisar se os significados dos textos e os objetivos foram atingidos.
Descrição de como serão agrupados os alunos:
Os alunos serão agrupados em duplas conforme as necessidades de avanço; um aluno com maior dificuldade com outro que tenha uma possibilidade maior de reflexão sobre a proposta.
Segue uma sugestão de piada:
UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA E LÁ ESTAVA O MENINO SEGURANDO NO RABO DO GATO E O GATO FAZENDO A MAIOR ALGAZARRA CHEGA SUA MÃE E DIZ PARE DE PUXAR O RABO DESSE GATO MENINO ELE SEM SE ALTERAR RESPONDE EU NÃO ESTOU PUXANDO MÃE SÓ ESTOU SEGURANDO QUEM ESTÁ PUXANDO É ELE
Esta é uma atividade muito produtiva!
Amiga, você está arrasando no blog...parabéns!!
ResponderExcluir