sábado, 23 de abril de 2011

PLANO DE AULA – PIADAS
TIPO DE ATIVIDADE – PONTUAÇÃO DE UMAs PIADAs
Proposta da atividade: Pontuar três piadas de forma que se tornem engraçadas.

O que se pretende que os alunos aprendam:
·      A importância dos sinais de pontuação, responsável pela significação possível de ser dada aos textos;
·      Refletir sobre adequação textual e pontuação.

Intervenções:
          Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer (consigna)
·      A professora lerá para os alunos algumas piadas;
·      Os alunos receberão as piadas não estruturadas escritas em letra de fôrma e maiúscula, oferecendo maior desafio, sem os brancos que indicam parágrafo ou travessão;
·      Com a cópia em mãos os alunos farão a leitura coletiva dos textos;
·      Em seguida, pontuarão os três textos, de forma que tenham realmente significado, atendendo ao objetivo do texto humorístico, neste caso, provocar graça, riso;
·      Ler para a classe os textos, agora com a entonação dada pela pontuação;
·      A professora escreverá o texto na lousa sem a pontuação;
·      Conferir e analisar na lousa se os textos produzidos conferem com os dos demais alunos, coletivamente.
·      Refletir e analisar se os significados dos textos e os objetivos foram atingidos.

Descrição de como serão agrupados os alunos:
              Os alunos serão agrupados em duplas conforme as necessidades de avanço; um aluno com maior dificuldade com outro que tenha uma possibilidade maior de reflexão sobre a proposta.

Segue uma sugestão de piada:

UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA E LÁ ESTAVA O MENINO SEGURANDO NO RABO DO GATO E O GATO FAZENDO A MAIOR ALGAZARRA CHEGA SUA MÃE E DIZ PARE DE PUXAR O RABO DESSE GATO MENINO ELE SEM SE ALTERAR RESPONDE EU NÃO ESTOU PUXANDO MÃE SÓ ESTOU SEGURANDO QUEM ESTÁ PUXANDO É ELE
 Esta é uma atividade muito produtiva!

Um comentário: